top of page
  • Foto do escritorDr. Luiz Fragetti | Cliesp Vacinas

VACINA TRIPLICE BACTERIANA - tipo adulto

Atualizado: 26 de mar. de 2022

A Vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto – dTpa previne: difteria, tétano e coqueluche, é vacina inativada, portanto, não tem como causar a doença. Contém toxoides diftérico e tetânico e componentes da cápsula da bactéria da coqueluche (Bordetella pertussis), A quantidade de toxoide diftérico e de componentes pertussis é menor que na vacina infantil (DTPa). Indicada para reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos, para gestantes.e para todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo com bebês com menos de 1 ano, incluindo familiares, babás, cuidadores e profissionais da Saúde. Pode ser usada para a dose de reforço prevista para os 4-5 anos de idade. Recomendada para os reforços em adolescentes, adultos e idosos. As gestantes devem receber uma dose de dTpa, a cada gestação, ​a partir da 20ª semana de gestação. ​Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto​, o mais precocemente possível (de preferência ainda na maternidade).

Em caso de doença aguda com febre alta, a vacinação deve ser adiada até que ocorra a melhora. Em pessoas com doenças que aumentam o risco de sangramento, a aplicação intramuscular pode ser substituída pela subcutânea.

Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação. Em casos mais intensos pode ser usada medicação para dor, sob prescrição médica.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page